Compartilhar Aprender Crescer

Compartilhar, aprender e crescer não é o fluxo normal da vida, todavia este será nosso propósito. Acredito que este é um dos vários propósitos de nossa existência. O primeiro é exclusivamente Deus. Se você já reservou o primeiro lugar para Ele, seja bem vindo e compartilhe...aprenda e cresça.

Caso você deseje compartilhar os textos com outras pessoas, será muito legal de sua parte citar a fonte ou simplesmente convide ela para fazer parte também e assim compartilhar aprender e crescer com a gente.


Pouschaukolinbanom

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Continuação de somos como arvores




Não dá para ser arvore sem estar plantado. Não dá para ter unção sem ter compromisso, comunhão. Não dá para ter frutos sem ter terra. Definitivamente, não dá para frutificar sem permanecer no pomar.

Ah, um pomar! Lugar maravilhoso, cheio de graça, repleto de vida. Você conhece um pomar? Você já esteve em um pomar? Lembro-me claramente dos dias de infância que passei em um pomar. Meu avô paterno tinha um modesto sitio no interior de Nova Iguaçu – RJ. O sitio era modesto, casa simples sem ostentação. Porém o imóvel era valorizado pelo pomar, pela boa terra e por uma nascente que havia ali. As lembranças em mim trazem consigo os aromas e sabores daquele lugar. Caminhávamos horas até chegar ali, mas antes mesmo de passar a porteira, éramos recebidos pelos aromas daquelas arvores com frutos saborosos. Era goiaba, caqui, laranja, jaca, banana, jambo e outras mais. Particularmente sou apaixonado por jambo e por um jamboiero. Sempre corria para o maior jamboeiro que havia no sitio. A fruta é maravilhosa, o sabor, a coloração e o aroma. Que delícia, que saudade! Eu costumava ficar sentado debaixo daquele jamboeiro durante longo tempo. Olhando para cima encantado, deslumbrado com aquela arvore frondosa e frutífera. Até o ambiente, a temperatura sob os galhos era agradável. Lembro-me de vários rebentos (brotos) próximos a este jamboeiro. Era uma imagem tão cheia de vida; um grande jamboeiro com vários “jamboeirozinhos” a sua volta. A Igreja realmente é semelhante a um pomar.

Provavelmente você já viu um obreiro (a) com vários filhos na fé. É um pastor que gera outros pastores. Um profeta assistido pelo “moço do profeta”. É um missionário inspirando missões em outros corações. É uma serva do Senhor gerando moças consagradas. Quanta semelhança com o jamboeiro da minha infância! É exatamente assim como em um pomar, a igreja onde os crentes são arvores frutíferas ao darem frutos, eles estão gerando filhos (rebentos). A propósito um dos significados de rebento é, FILHO.

Aqui repousa uma verdade fundamental para a vida da igreja, seu crescimento e desenvolvimento sadio. Sempre haverá um discípulo para um líder. Sempre haverá rebentos (filhos) para uma arvore frutífera. Sempre haverá um Timóteo para um Paulo; um Josué para um Moisés; um Eliseu para um Elias. Sempre haverá um discípulo amado para O Mestre Amado! Toda arvore frutífera dá frutos e gera rebentos. Somos como arvores e nossas igrejas são pomares. Todos estes homens de Deus e o próprio Senhor Jesus foram altamente frutíferos e geram filhos semelhantes a eles.
Um rebento tem as características de sua “árvore mater”. O Mestre disse isso ao declarar; “todas as árvores se conhece pelo seu fruto”. Ora, o mesmo é valido para seus ramos e rebentos. Já que estes também são resultados da vida da árvore. Isto me leva a entender porque existem novos pregadores que se assemelham a um grande pregador; porque o moço do profeta “copia” seu professor ou vem no “mesmo espírito”. As vezes julgamos o próximo por causa de sua semelhança com outrem. Não há nada de errado nisso. Paulo exorta seus filhos na Fé dizendo: “Sede meus imitadores como eu sou de Cristo”.

Queridos, um rebento é um filho e, um filho tem as características de seu progenitor. Eliseu queria a capa de Elias. Os discípulos só foram chamados de cristãos quando manifestaram as características de Jesus.

Outro aspecto da verdade inerente ao rebento e a arvore é que o rebento não nasce distante. Ele sempre brotará próximo aos pés da arvore. Os brotinhos de jambo nasciam exatamente sob aquela copa frondosa e frutífera. Josué permanecia à porta da tenda de Moisés. Saulo que foi transformado em Paulo foi criado aos pés de Gamaliel. O Jovem Marcos seguiu Jesus, foi discipulado por Silas e Paulo e era sobrinho de Pedro. Samuel servia a Eli. Eliseu não deixou Elias. Logo é compreensível que você ao andar com o profeta seja chamado de moço do profeta.

Há uma história bíblica que reflete esta verdade. È a vida de Rute e Noemi. A história de Rute e Noemi é a história de uma árvore e seu rebento.
Quem era Rute? Jamais conheceríamos Rute senão houvesse Noemi. E provavelmente não conheceríamos Noemi senão existisse Rute. Noemi foi uma árvore frondosa e muito frutífera, que no inverno de sua vida deu um rebento. Os galhos, as folhas e flores de Noemi caíram. Mas ela era frutífera e do fruto de Noemi veio um rebento, Rute. Rute foi tão agraciada pela vida de Noemi que foi contada na família real. Rute foi bisavó de Davi. Jessé era neto de Rute e Jesus é a Raiz de Jessé. Rute está registrada na genealogia dos Reis de Israel e não apenas isso ela figura na árvore genealógica do Salvador da Humanidade.

Cachoeiras de Macacu – RJ
25/AGO/2009 – Terça –feira.
Pouschaukolinbanom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Best sellers da minha Vida

  • BIBLIA - Espirito Santo
  • Senhor ensina-nos a orar - Morris Cerullo
  • Unção - Benny Hinn
  • Romanos - John Sott
  • O Treinamento dos Doze - A.B. Bruce
  • Deus em Questão - Armand M. Nicholi, Jr.
  • Quando o Amado desce ao Jardim - Marta Doreto de Andrade
  • Ação da Cruz - Pr. José Rodrigues
  • Em defesa de Cristo - Lee Strobel
  • Bom dia Espirito Santo - Benny Hin
  • Cartas de Varanasi - Pr.José Rodrigues
  • A Linguaguem de Deus - Francis Collins
  • O Tabernáculo e a Igreja - Abraão de Almeida.
  • Cristianismo Através dos Séculos - Earle E. Cairns
  • O Evangelho Maltrapilho - Brennan Manning
  • Este Mundo Tenebroso - Frank E. Peretti
  • Cristianismo em Crise - Hank Hanegraaff
  • Caçadores de Deus - Tommy Tenney
  • A Lista de Schindler - Thomas Keneally
  • A Cabana - William P. Young
  • 2ª Aos Corintios, Autobiografia de uma pessoa no Espirito - Witness Lee
  • O Código da Vinci - Dan Brown