Compartilhar Aprender Crescer

Compartilhar, aprender e crescer não é o fluxo normal da vida, todavia este será nosso propósito. Acredito que este é um dos vários propósitos de nossa existência. O primeiro é exclusivamente Deus. Se você já reservou o primeiro lugar para Ele, seja bem vindo e compartilhe...aprenda e cresça.

Caso você deseje compartilhar os textos com outras pessoas, será muito legal de sua parte citar a fonte ou simplesmente convide ela para fazer parte também e assim compartilhar aprender e crescer com a gente.


Pouschaukolinbanom

domingo, 14 de março de 2010

Somos como arvores


Comumente a Bíblia compara-nos a árvores. São várias as passagens bíblicas que retratam a vida do justo ou cristão, como a vida de uma árvore e, árvore frutífera. Um dos textos mais famosos, citados e lidos por nós é o Salmo primeiro. Existem outros, não menos famosos e não menos importantes; como por exemplo, a Palavra pronunciada pelo Salvador e registrada pelo evangelista e discípulo amado João.

Como já afirmamos são vários textos sagrados sobre este tema, contudo, nosso intuito não é lista versículos bíblicos, mas sim compreender (se for possível) as manifestações da vida de Cristo no ser humano, ou seja, as nuances da vida cristã, utilizando as tipificações bíblicas, no caso, sermos comparados a arvores frutificas. Para tanto precisamos considerar as inúmeras constituintes da vida de uma árvore.

Uma árvore não existem por si só, independente, isolada ou livre no espaço vazio. A idéia de um árvore em um espaço vazio, no vácuo ou sem interação com um ambiente é simplesmente inaceitável, inconcebível e impossível. Toda arvore está interagindo com o meio em que ela existe. Quando desejamos representar a vida, logo desenhamos uma árvore. Um dos propósitos para a existência de um arvore é multiplicar e criar condições favoráveis para a manutenção da vida.

Além desta particularidade exclusiva às arvores; há também questões externas que interferem na vida de uma árvore, a saber, as estações climáticas, o cromos, o ar, ausência ou presença de água, a terra dentre outras. Todas essas condições incidem diretamente no decorrer da vida de uma árvore e, estas condições contribuem para o desenvolvimento da árvore, bem como, a manifestação do resultado ou produto da vida da árvore.

Conhecendo mesmo que superficialmente a complexidade da vida de uma árvore, podemos partir para a entender a complexidade(para alguns) ou simplicidade(para outros) da vida Cristã. É válido afirmar que a vida cristã é simples e vivida em simplicidade, assim como nosso Senhor É, Simples de Coração.

De forma enfática a Bíblia declara que somos como árvores "plantadas a beira do ribeiro". Assim sendo não podemos fugir da realidade da vida de uma árvore, até porque esta realidade tipifica a realidade de uma vida cristã. De igual modo que a árvore nós, cristãos, precisamos interagir com o ambiente. Precisamos entender a razão de nossa existência e, principalmente devemos fazer força para atingirmos nosso objetivo enquanto estivermos aqui.

Toda árvore deve estar, permanecer plantada em um terreno. Esta é a primeira interação com o ambiente. Isto parece uma afirmação ignorante e idiota. E é exatamente isto que alguns de nós estão fazendo ao desconsiderar esta verdade. Alguns estão virando as costas à Palavra que diz: “Não deixando a vossa congregação como é o costume de muitos". Há muitos no nosso meio, como afirma as Escrituras, que não estão e, tão pouco querem permanecer plantados. Cada cristão necessita permanecer ligado a uma Igreja. Conheço vários crentes que se auto declaram "árvores frutíferas", livres e independentes, porém, enganados estão. Não há arvore plantada no espaço vazio. Quem está assim "livre", sem ministério e sem terra, logo não são árvores, é qualquer outro tipo de planta parasita. As quais fixam em arvores saudáveis explorando-as, extraindo força e sufocando-as; causando danos irreversíveis às arvores. Tais crentes são tão nocivos que promovem a destruição de todo o pomar.

Estes crentes "pulam" de árvores em arvores minando as forças de cada uma delas, tornando-as fatalmente secas e infrutíferas. Cuidado com estes crentes "cheios da unção" e vazios de compromisso. Não tem igreja fixa, não tem cartão de membro e não são submissos a ministério nenhum. Não querem nem saber de terra, não permite serem cultivados e não querem fazer força para retirarem da terra os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Eles "instalam-se" nas árvores, ao invés de submeterem-se ao plantio e começam sua degradação árvore por árvore.

A igreja é o pomar. O quê é um pomar? Um pomar é simplesmente o terreno onde se multiplica e se desenvolve árvores frutíferas. A sua igreja é um pomar espiritual. Não saia desta terra e muito menos permita que parasitas instalem-se nela. Estes parasitas são muito bonitos aos olhos, são possuidores de flores lindas. Exemplo disto são as orquídeas, são consideradas as flores mais perfeitas, singelas e magníficas do planeta. Porém as encontramos nos troncos e galhos das arvores. Assim são estes crentes parasitas "cheios da unção" e vazios de compromisso. Cheios de qual unção? Eu pessoalmente nuca li na Bíblia o nome desta unção, entretanto estou convicto de que ela se chama "Unção do Parasitismo”.


Vou para por aqui depois termino esta carta, tem muito mais para escrever...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Best sellers da minha Vida

  • BIBLIA - Espirito Santo
  • Senhor ensina-nos a orar - Morris Cerullo
  • Unção - Benny Hinn
  • Romanos - John Sott
  • O Treinamento dos Doze - A.B. Bruce
  • Deus em Questão - Armand M. Nicholi, Jr.
  • Quando o Amado desce ao Jardim - Marta Doreto de Andrade
  • Ação da Cruz - Pr. José Rodrigues
  • Em defesa de Cristo - Lee Strobel
  • Bom dia Espirito Santo - Benny Hin
  • Cartas de Varanasi - Pr.José Rodrigues
  • A Linguaguem de Deus - Francis Collins
  • O Tabernáculo e a Igreja - Abraão de Almeida.
  • Cristianismo Através dos Séculos - Earle E. Cairns
  • O Evangelho Maltrapilho - Brennan Manning
  • Este Mundo Tenebroso - Frank E. Peretti
  • Cristianismo em Crise - Hank Hanegraaff
  • Caçadores de Deus - Tommy Tenney
  • A Lista de Schindler - Thomas Keneally
  • A Cabana - William P. Young
  • 2ª Aos Corintios, Autobiografia de uma pessoa no Espirito - Witness Lee
  • O Código da Vinci - Dan Brown